Declarações de produto

Declaração ambiental conforme ISO 14025 tipo III e EN 15804

Já desde finais dos anos 90 nosso material RHEINZINK foi declarado como produto de construção compatível com o meio-ambiente pelo grêmio do Institut Bauen und Umwelt e.V. (IBU), depois de uma avaliação completa do seu ciclo de vida, conforme ISO 14025 tipo III (Declaração ambiental ou Environmental Product Declaration – EPD). Desde janeiro de 2013, somos um dos primeiros fabricantes de metal laminado que conta com EPD conforme à nova norma EN 15804 (Sustentabilidade na construção – Declarações ambientais de produto – Regras de categoria de produtos de construção) para nossas linhas de produto PATINA LINE, PROTECT LINE e INTERIEUR LINE. A norma EN 15804 proporciona as regras de categoria de produto (RCP) para declarações ambientais de produtos de construção e unifica o cálculo e a avaliação dos resultados do ecobalanço em nível europeu.


O que são as Declarações Ambientais de Produto (EPD)?

As EPD descrevem um produto de construção de forma transparente, com todas suas propriedades desde o seu nascimento até a sua expedição de fábrica.
As EPD oferecem ao projetista e ao contratante uma clara orientação na hora de decidir-se por um material ecológico e que respeita os recursos.
As EPD fundamentam-se em normas harmonizadas ISO e normas europeias.
As EPD são submetidas a avaliação independente e, dessa forma, proporcionam dados fiáveis e comparáveis sobre o impacto meio-ambiental de um produto de construção.
As EPD constituem a base de dados para a avaliação ecológica de um edifício, por exemplo, no estabelecimento do ecobalanço, no marco do sistema de certificação DGNB.

A EPD descreve a contribuição meio-ambiental de produtos de construção. Deve promover o desenvolvimento de uma construção sustentável desde um ponto-de-vista ambiental e da saúde. As EPD proporcionam os dados fundamentais para a avaliação ambiental de edifícios e são fundamentadas em normas harmonizadas internacionais ISO. As declarações ambientais de produto complementam-se com os conteúdos do ciclo de vida do produto elaborados conforme à norma ISO 14040 vigente atualmente.

A Declaração contém de forma explícita: definição do produto e dados relativos à física construtiva, dados sobre matérias-primas e sua procedência, descrição do processo produtivo, indicações sobre a transformação do produto e sobre seu uso, influências excepcionais e fase posterior ao uso, resultados do ecobalanço, certificações e inspeções. Como novidade na norma EN 15804, os resultados do ecobalanço são registrados em diferentes módulos que refletem as distintas etapas do ciclo de vida de um material de construção – fabricação, uso ou aproveitamento, final de ciclo de vida. Em um quarto módulo – “potenciais” – são incluídas as vantagens ou prejuízos para o meio-ambiente do reciclado, de forma separada. Esse método proporciona transparência, dado que permite deduzir em que ponto do ciclo de vida se produzirá um impacto ambiental, derivado do uso do produto. Dentro dos módulos estão definidos um total de 24 indicadores, agrupados em quatro grupos: impacto ambiental, utilização de recursos, resíduos e fluxos de material e de energia.

As declarações tipo III elaboram-se tomando como base critérios, que implicam terceiras partes independentes e que, adicionalmente, são evaluados por um comité de expertos. Com isso, adaptam-se da melhor maneira para comparar objetivamente produtos de construção desde o ponto de vista do seu impacto ambiental e proporcionam uma base de dados sistemática e estandardizada, para poder confecionar uma evaluação ecológica de uma construção a partir de declarações individuais de produtos. Numa análise do ciclo de vida têm-se em conta a vida útil de toda a edificação, a fase de construção, de aproveitamento, com os cambios de uso possíveis, assim como a demolição e a retirada de entulhos. Nessa análise pode mostrar-se a contribuição dos produtos de construção à eficiência energética e a outros aspetos adicionais relacionados com uma exploração sustentável de uma edificação.
Um estudo publicado pela oficina federal alemã para o meio ambiente confirma que a utilização de zinco em coberturas e fachadas é ecológico. O fio condutor desse estudo, desenvolvido para arquitetos e construtores, recomenda submeter os materiais correspondentes a uma evaluação do seu balanço ecológico.
Encontrará informação adicional sobre o tema EPD no site do "Institut Bauen und Umwelt e.V." (Instituto para a construção e o meio ambiente):

www.bau-umwelt.de

BRE Global Environmental profile and certificate

As chapas e bobines da RHEINZINK estão certificadas pelo BRE Global (British Research Establishment Ltd.), como produtos para a construção que respeitam o meio ambiente. Assim como a avaliação EPD, esta qualificação está baseada na analise do ciclo de vida do material, "Cradle to Grave". O impacto meio ambiental numa região desabitada do Oeste da Europa dá-nos uma equivalência a 100 ecopontos. A avaliação é baseada em diferentes elementos da construção, transporte, manutenção, vida útil e os processos requeridos para os produtos terminados, que são tomados em consideração para calcular o impacto meio ambiental baseado num estudo de um período de 60 anos ("Cradle to Grave"). O resultado apresenta-se em ecopontos por metro quadrado e transformado em rácios de fácil compreensão desde A+ até E. As coberturas da RHEINZINK e a técnica de Junta Agrafada para fachadas foram qualificadas como A. Estes e outros rácios para os componentes de fachadas e coberturas da RHEINZINK, podem ser encontradas na página web gratuita www.greenbooklive.com, em Search all GBL, introduzindo RHEINZINK dentro do Nome da Empresa.

www.greenbooklive.com

C2C Certificado "Cradle to Cradle"

Desde março de 2009, RHEINZINK está certificado segundo os critérios do "Cradle to Cradle". O "C2C" baseia-se na filosofia de que todos os materiais, incluídos os seus resíduos, podem transformar-se num novo produto, sem perda de qualidade e com isso, inclui a consideração sobre o ciclo de vida desde a obtenção do material até o seu novo aproveitamento. Em contraposição à importância da reciclagem, o "C2C" fundamenta-se em que um material conserva os seus valores originários e que pode ser reutilizado para um produto novo de, ao menos, o mesmo valor (upcycling) e não noutros de menor valor (downcycling) ou, incluso, considerar o seu mero depósito.

Através deste circuito técnico e biológico pretendido, evita-se a geração de resíduos e a contaminação do meio ambiente. Adicionalmente existe a exigência de que um material durante o seu uso, a sua demolição e a sua reciclagem não deve gerar substâncias tóxicas. RHEINZINK convence, ademais, graças a uma vida útil extraordinariamente elevada, que, em média, situa-se em 75 anos em coberturas e fachadas. Estas propriedades positivas do material, junto com uma elevada resistência à corrosão da pátina que se gera pela influência do ar ambiental, velam por que os critérios do „C2C“ estejam assegurados durante generações.

Os revestimentos de cobertura e de fachada realizados com RHEINZINK obtiveram a qualificação "Basic" do Instituto MBDC. Sobre todos os produtos para cobertura e fachada RHEINZINK, inluíndo todo o sistema de evacuação de águas pluviais recai a certificação "Basic" do "Cradle to Cradle". O MBDC realiza um controlo anual do estado de qualificação e uma nova evaluação. A certificação segundo os critérios do "Cradle toCradle" corresponde-se com as exigências de um proceder sustentável na empresa RHEINZINK.

Mais informações de utilidade sobre "Cradle to Cradle" em:

 www.baunetzwissen.de/standardartikel/Nachhaltig-Bauen-Cradle-to-Cradle-Prinzip_748225.html

 www.braungart.com

 

Download
Marcar para download. Ver antes? Clique o título de media addicionalmente requisitar por correio Tamanho Tipo Língua Modificação
Selecionar tudo Selecionar tudo
  
BRE Certificate
281 KB PDF English 21.01.16
  
Cradle to Cradle - Roof and Façade (certificate)
645 KB PDF English 10.10.17
  
Cradle to Cradle - Gutter and Downspouts (certificate)
645 KB PDF English 10.10.17
  
Environmental product declaration CLASSIC - bright-rolled (brochure)
1 MB PDF English 04.12.18
  
Environmental product declaration PATINA LINE - blue-grey and graphite-grey (brochure)
2 MB PDF English 21.08.18


RHEINZINK worldwide

Contacte-nos:
 
T: +34 91 8707005