História do zinco

Introdução

Muito antes do descobrimento do zinco como metal, já usaram-se minerais de zinco para a fabricação de latão – liga de cobre e zinco – e de sais de zinco com fins medicais. Conhecem-se objetos de latão procedentes de Babilônia e Assíria do século III a.C. e em Palestina, da época de 1400 até 1000 a.C. A constatação da primeira mistura de zinco e cobre está numa jóia encontrada em Rodes e que data de 500 a.C. Mesmo que o zinco dedique-se, por exemplo, à fabricação de latão, transcorrem muitos séculos até que pôde identificar-se como metal. O concepto „zinco“ estabeleceu-se pela primeira vez no século XVIII, com o redescobrimento do metal. Dado que o zinco só aparece na natureza em forma combinada, a primeira obtenção foi como um sal de zinco-carbonato de zinco. O zinco era apropriado, especialmente, para ligas com outros metais, por isso utilizou-se pela primeira vez como componente na fabricação de moedas. Apesar de ter a sua aplicação desde a Idade do Bronze, não é até muito mais tarde, que reconheceu-se o zinco como elemento, quer dizer como uma matéria-prima que não pode ser dividida em partes mais pequenas. O zinco importava-se até o final do século XVIII fundamentalmente da Índia e era considerado um metal muito caro.


Primeira obtenção e aproveitamento na Índia e China


Ao redor do ano 1200 d.C. obteve-se na Índia zinco metálico. O processo descreve-se como a obtenção de um metal novo, de aparência similiar ao estanho. Neste processo esquentava-se o mineral de zinco de forma indireta com carvão num crisol fechado. Os vapores de zinco gerados esfriavam-se com o ar ambiental num recipiente de condensação, situado em baixo do crisol. Desta forma obtinha-se zinco metálico.

O veneziano Marco Polo (1254-1324) conta da fabricação de óxido de zinco em Pérsia. Os persas usavam então uma solução de sulfato de zinco (ZnS04x7H20) para o tratamento de oftalmias. O sulfato de zinco (ZnS04) utiliza-se também, hoje em dia, na medicina como adstringente e antisético.

No ano 1374, os hindus reconheceram o zinco como um metal novo; o oitavo naquela época. Já existia então uma produção limitada de zinco com o conseguinte comércio.

O artigo completo pode ser baixado como ficheiro pdf em inglês...



Download
Marcar para download. Ver antes? Clique o título de media addicionalmente requisitar por correio Tamanho Tipo Língua Modificação
Selecionar tudo Selecionar tudo
  
The History of Zinc
531 KB PDF English 09.04.13


RHEINZINK worldwide

Contacte-nos:
 
T: +34 91 8707005