Meio-ambiente

Zink ist ein ökologisches Material mit einer hohen Recycling-Quote.

Sustentabilidade no meio-ambiente

    • Elemento natural
    • Recurso sustentável
    • 100% reciclável - sem downcycling
    • Superfície natural e livre de manutenção
    • Longa vida útil
    • 100% reciclável
    • Ciclo de recuperação do material garantido
    • Baixo uso da energía primária


Elemento Natural

O zinco é um dos dez elementos mais importantes na face da Terra. Encontra-se em segundo lugar como elemento principal, acima do ferro, sendo de grande importância em numerosas funções bioquímicas e fisiológicas. O zinco regula hormônios, estabiliza a membrana celular, influencia no crescimento e realiza um papel importante para os nervos, olhos, pele, cicatrização de feridas e o sistema imunológico.

Recurso sustentável

O zinco está disponível em grande escala desde um aspecto geológico até o geográfico e é extraído principalmente abaixo da terra em todo o mundo. Na atualidade, as minas mais importantes são encontradas em Austrália, Canadá e Peru. Mas também há importantes produtores de zinco como China, Japão, México, Zaire e alguns países europeus.

A pesquisa sobre as "matérias-primas essenciais para a UE", realizada a pedido da Comissão Europeia em 2010 e atualizado em 2014, concluiu: Zinco não é um dos cruciais de fornecimento de matérias-primas. Na verdade, para além dos 250 milhões de toneladas atualmente identificadas como potenciais reservas de zinco para extrair 19 milhões de toneladas de zinco em depósitos (United States Geological Survey-USGS 2011) são reconhecidos. Dependendo da demanda de zinco e seu preço, estes depósitos estão abertas e são explorados.

Zinco - bem como metais em geral - não é "consumido", mas se "usado". Isto significa que o zinco para a maioria das aplicações é recolhido e reciclado após a utilização e portanto uma e outra vez sem perder as suas qualidades. Reciclagem de produtos que contenham zinco também é uma forma adicional para preservar suas características naturais. Os níveis de reciclagem de zinco aumentar anualmente - o que corresponde a um aumento da produção de zinco e para o progresso em tecnologias de reciclagem.

Você pode encontrar mais informações sobre a eficiência dos recursos:

www.zinc.org/sustainability-learning-annex/

Superfície natural e livre de manutenção

Os produtos da linha PATINA LINE têm uma superfície natural sem recobrimentos nem capas de fosfatado permanentes. Não necessitam nenhuma manutenção ou limpeza de forma regular. Com o tempo, forma-se a capa no caso do gris, Blaugrau, e do grafite, Schiefergrau, denominada pátina. A própria formação desta pátina é particularmente importante já que consegue que os arranhões sejam invisíveis com o passar do tempo.

Longa vida útil

O termo zinco industrial já era utilizado pelo famoso arquiteto Carl Friedrich Schinkel no século 19. Os edifícios desenhados por Shinkel (1781-1841) estão sendo agora reformados, a menos que não tenham sido vítimas da destruição durante a última guerra mundial. Esse fato, por si só, mostra a durabilidade das construções de zinco durante o decorrer do tempo. A pátina é a responsável pela proteção contra a corrosão e a durabilidade do material. A capa impermeável é removida permanentemente devido às influências do meio-ambiente / erosão (ambas influências naturais e prejudiciais) e simultaneamente o material forma uma nova pátina. Devido à significante redução da poluição no meio-ambiente durante as décadas passadas, a porcentagem de corrosão, que depende também da localização, a orientação e o grau de inclinação das superfícies, diminuiu consideravelmente. Para o clima da Europa Central um valor de 3,0g/(m2.a) comparado a 0.4um por ano pode ser assumido como uma porcentagem de corrosão. De acordo com os últimos estudos, essa avaliação deve ser considerada melhor como muito alta em vez de muito baixa. Se a proporção de corrosão é considerada em contexto com o chamado valor médio de espessura (ex. 0.35mm em vez de 0.7mm na espessura das pranchas) o resultado será estatisticamente uma expectativa de vida de centenas de anos. No entanto, esse resultado só representa uma expectativa de vida teórica. Se consideramos outras influências, como por exemplo o processado, uma expectativa real de vida de uns 100 a 120 anos pode ser assumida para as coberturas de RHEINZINK. Um plano adequado e um processado sem imperfeições são vitais para alcançar a citada expectativa de vida. Os seguintes institutos e certificados confirmam a durabilidade do nosso material:

  • The German Federal Ministry for the Environmental, Nature Conservation, Building and Nuclear Safety. As coberturas de zinco têm uma vida útil de no mínimo 50 anos.
  • A certificação britânica BRE (Building Research Establishment Ltd.) estima uma expectativa de vida útil de 80 anos para RHEINZINK no contexto de ativo do ciclo de vida.
  • O instituto TNO (Built Environment and Geosciences), Breda, Holanda assume que a vida útil é de no mínimo 75 anos, contando com as calhas e tubos de escoamento.

 

 

Recycling

Recyclability plays an important role in the field of sustainable building. The demolition process belongs to the life cycle of a building and has to be considered separately. The main goals are the protection of natural resources and the avoidance of high waste rates. An excellent recyclability guarantees the recycling of the parts of the building within the natural energy and material cycle. Therefor construction materials should be used which can be re-used or recycled.

Principally, RHEINZINK products last forever. In case of refurbishment or at the end of its service life a trouble-free separate collection is possible. All products of the PATINA LINE are 100 % recyclable without additional production processes like the removal of coatings or separating composite materials. The scrap resulting from production is re-melted and processed into new products. In Germany, the recycling rate for construction zinc stands at more than 95 % - consequently almost no construction zinc gets lost. Today, thanks to the high recycling rate almost one third of the material consists of recycling material – the rate is only limited as to the durability of zinc products. 

The energy consumption for recycling RHEINZINK is only 5 % of the primary energy content. This means that 95 % of the energy can be saved compared to primary production. Considering the economic aspect that scrap metal can nowadays fetch as much as 60% of the price charged for high-grade zinc as a raw material the decision for the natural material also is extremely sustainable.

Low primary Energy Use

Thanks to low melting temperature compared to other metals of approx. 520° during production and the recycled content RHEINZINK products have a low primary energy content. They can easily bear comparison with other building metals or conventional roofing materials like concrete or clay tiles.

Please see our Environmental Product Declarations.

Declarações de produto / Certificados

As propriedades ecológicas de RHEINZINK foram qualificadas e certificadas por institutos independentes.

Mais

Utilização da água de chuva

Saiba mais sobre as infiltrações ou uso da água de chuva que vem das coberturas de zinco.

Mais

Blindagem Eletromagnética

Demonstrado – RHEINZINK protege contra mais de 99% da radiação eletromagnética.

Mais

RHEINZINK worldwide

Contacte-nos:
 
T: +34 91 8707005